A Fada das Encomendas
Abril 2016
Desde 2012 que a austríaca Brigitte Zellermayer, envia regularmente para o Tarrafal pacotes com cerca de 10 kg cada contendo ligaduras, brinquedos, material escolar e roupa de criança. Numa viagem que fez a Cabo Verde, em novembro 2011, surgiu-lhe uma ideia: enquanto na Áustria os pensos e às ligaduras das caixas de primeiros socorros fora do prazo de validade" das viaturas particulares não têm utilidade, aqui estes são urgentemente necessários. Esta ideia marcou o início do seu louvável empenho para com os ilhéus: contatou particulares e concessionárias de carros, com o intuito de obter caixas de primeiros socorros desnecessárias e/ou qualquer outro tipo de apoio. Explicou à comunidade da sua igreja, Marienpfarre no distrito vienense de Hernals, a sua ação, pedindo ajuda. Fê-lo também junto ao grupo de artesanato que confecionou bonecas elegantemente vestidas e outras peças artesanais, fazendo um número de crianças muito feliz. Recebeu, igualmente, deste grupo roupas de criança obtidas em feiras da ladra e outros objetos em segunda mão – como os vários terços de Medjugorje que foram especialmente bem-recebidos pela comunidade católica do Tarrafal.
Outros conhecidos da Brigitte, patrocinadores privados e comerciais, também contribuíram cobrindo custos de material escolar e de outras utilidades, bem como dos portes de envio e embalagens destes pacotes.Resultado: até agora (dezembro 2015) recebemos 80 dos seus pacotes! Um grande obrigada para a Brigitte e para todos aqueles que a têm apoiado!
Março 2017
Chegou ao Tarrafal, no dia 6 de março, o 100º pacote enviado de Viena pela Brigitte Zellermayer. Desde abril de 2012 que esta austríaca expede pelo correio grandes caixas amarelas que contêm, cada uma delas, cerca de 10 kg de úteis artigos doados. Ligaduras descartadas de caixas de primeiros-socorros, um leque variado de material escolar, brinquedos, equipamento desportivo e vestuário - incluindo roupa de criança - enchem a maior parte das caixas, havendo sempre muitas outras coisas úteis. As muito bem-vindas caixas amarelas permitiram-nos fornecer roupas quentes às famílias de pastores que vivem nas montanhas em torno de Bolona e Sul.
Serviram também para equipar o jardim de infância do Tarrafal com uma variedade de jogos e deleitar, em várias ocasiões, as crianças do Tarrafal com brinquedos. Os alunos das escolas primárias beneficiaram, ainda, com a oferta de cadernos, livros, canetas e outro material escolar. Acima de tudo, podemos assegurar que nosso Posto Sanitário está bem abastecido com ligaduras e pensos. OBRIGADA, BRIGITTE!